Conforto em ambientes corporativos



Passamos até 80% dos nossos dias em ambientes fechados, sendo que em boa parte desse período – oito horas, pelo menos – estamos no trabalho. A qualidade dos espaços corporativos, portanto, é vital para a produtividade e, principalmente, para a nossa saúde. De acordo com diversos estudos, o alicerce dessa tão desejada qualidade é o conforto termoacústico, uma das principais características da construção em drywall.


O conforto térmico é definido por vários fatores, entre eles, a temperatura do ar e a sua umidade relativa. Para manter ambos em patamares agradáveis, a construção em drywall é a melhor alternativa. Isso porque o gesso presente nas chapas é um material higroscópico, ou seja, tem a capacidade de absorver a umidade. Assim, ajuda na regulação da temperatura interna – em outras palavras, deixa mais quente no inverno e mais fresco no verão. Em paralelo, o drywall também aceita a inclusão de materiais de isolamento, como lãs minerais ou sintéticas, o que incrementa a proteção.


Quando avaliamos o conforto acústico, as propriedades são bastante semelhantes. As tipologias mais convencionais de paredes de drywall já garantem um nível de isolação, no mínimo, igual ao da alvenaria. Contudo, o drywall é muito mais versátil e possibilita a combinação de um maior número de chapas ou a inclusão de materiais isolantes, o que aumenta sensivelmente a proteção acústica. Fontes indesejadas de ruído, sejam internos ou externos, são bloqueadas ou minimizadas a ponto de se tornarem imperceptíveis.


Tendência global em tempos de coworking e cocriação, os escritórios abertos (open offices) não devem ser necessariamente 100% abertos. Bons arquitetos apoiam-se em alternativas oferecidas pelo mobiliário e, sobretudo, pelo layout para projetar espaços que transmitam a sensação de amplitude e colaboração, mas que ainda reservem áreas privativas.


Para tanto, a praticidade da construção em drywall é imbatível. Obras rápidas e limpas, superfície lisa – diminui custo e tempo de preparo para pintura – e ganho de 5% de espaço em comparação à alvenaria são apenas algumas das vantagens para quem busca um sistema construtivo próprio para ambientes corporativos modernos e colaborativos.



10 views0 comments

Recent Posts

See All